IPTV é um serviço de TV pela Internet que nem sempre é ilegal, mas normalmente está ligado à pirataria. Veja o que é, como funciona, apps existentes e mais dúvidas
IPTV é uma tecnologia que permite a transmissão de sinais de TV via Internet, garantindo não apenas qualidade de som e imagem, mas também recursos extras interessantes. É possível consumir conteúdo sob demanda (para assistir na hora que quiser, como nos streamings), e até gravar programas para ver depois. Apesar da grande fama devido aos aplicativos piratas, a ferramenta em si não é ilegal e é possível utilizá-la dentro da lei. No guia a seguir, conheça mais detalhes sobre a IPTV e tire todas as suas dúvidas.
Guia a seguir explica tudo sobre o que é IPTV e mais dúvidas comuns dos usuários. Veja todos os tópicos que serão abordados no índice abaixo:
O que é IPTV?
O que são listas de canais da IPTV?
IPTV e pirataria
O que é CAS e DRM?
Qual o uso legal de IPTV?
Quais são os principais aplicativos de IPTV?
- O que é IPTV?
IPTV é um termo que se refere à distribuição de sinal de televisão via protocolo IP. Ou seja, pela Internet. De forma literal, a sigla significa Internet Protocol Television. Embora tecnicamente funcione como um serviço de streaming, a IPTV oferece algumas diferenças, como vantagens técnicas na entrega de imagem e som de qualidade e com boa performance, mesmo que a sua conexão atinja os requisitos mínimos de performance de vídeo.
Desenvolvida como alternativa para o consumo sob demanda, em que você escolhe os horários da programação, a IPTV está associada ao consumo principalmente em aparelhos de TV e boxes. No entanto, é possível acessar em computadores e outros aparelhos com software de IPTV.
O grande diferencial de uma IPTV diante de um canal de TV transmitido por streaming está no fato de que, em geral, o sinal IPTV é distribuído em redes próprias, isoladas da vastidão da Internet. Esse diferencial garante mais performance à IPTV: enquanto no modelo o sinal tem alta qualidade, no outro você está sujeito a oscilações, variações da velocidade da sua rede, travamentos e sobrecargas no site que oferece o sinal ao vivo. Ou seja, é uma rede dedicada ao seu stream de vídeo.
- O que são listas de canais da IPTV?
Listas de canais na IPTV são um tipo de playlist com endereços de Internet que podem ser acessados de dispositivos e softwares compatíveis. O problema é que a grande maioria dá ao usuário acesso ilegal a canais de TV distribuídos por terceiros no formato IPTV. Quase sempre canais pagos de TV a cabo, streamings que cobram assinatura ou conteúdo de mídias físicas com stream feito por um computador. - IPTV e pirataria
- Como vimos, a tecnologia IPTV pode ser explorada de formas ilícitas. A pirataria se dá por meio da distribuição irregular do sinal de canais de TV pagos, ou de conteúdos de streaming, através de aplicativos e dispositivos capazes de reproduzir estes sinais.
- De forma resumida, uma lista ilegal organiza os endereços de Internet que transmitem canais de IPTV de forma irregular. Essa transmissão pode ocorrer com o redirecionamento de um sinal legítimo, ou por técnicas que driblam as proteções contra pirataria implementadas pelas operadoras e emissoras. É aí que mora o crime de quem usa essa tecnologia de forma ilegal.
- O que é CAS e DRM?
Ambos são métodos de proteção de conteúdo: o CAS consiste em uma estrutura que decide se o usuário na outra ponta está liberado para assistir ao que é transmitido. Já o DRM protege o conteúdo atribuindo autores e responsáveis por filmes, séries, documentários e etc, mas também dando ao usuário a chance de reproduzir os conteúdos, desde que suas credenciais estejam em dia. Ou seja, é possível usar legalmente.- É possível entender o CAS como uma proteção diretamente na transmissão de conteúdo, verificando se você está habilitado a ver determinado filme na modalidade “sob demanda”, por exemplo. Já o DRM se associa ao conteúdo: mesmo que você grave um programa exibido por um canal de IPTV legal, entende-se que não há pirataria nisso — desde que ele tenha sido liberado, via DRM, para este fim.
- A coisa muda de figura nas chamadas listas de canais, veiculadas na Internet e muito usadas atualmente. As listas contornam as proteções de direitos autorais e são, em muitos casos, distribuídas de forma gratuita a partir de serviços que infringem os direitos autorais. Isso porque, ao contrário de um usuário legítimo, quem recorre à pirataria não paga mensalidades para ter acesso aos canais e serviços de IPTV.
- Qual o uso legal de IPTV?
Empresas legítimas podem usar a tecnologia para fornecer endereços de IPTV — mediante pagamento ou como benefício em conjunto com algum outro produto, por exemplo. Sendo assim, podem funcionar como concorrentes diretos de Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e outros, fornecendo um serviço legal.- Ainda, usuários também podem acessar listas IPTV que tenham apenas emissoras com sinal aberto (Globo, SBT, Record, Cultura, Rede Vida etc). Neste caso, também não constitui pirataria o ato de retransmitir seus conteúdos pela Internet, desde que o sinal de origem não seja via cabo.
- Com um aparelho compatível ou PC, utilizando os programas corretos, o usuário comum também consegue reproduzir e ver vídeos, músicas, podcasts e outros arquivos de mídia digital a partir de suportes de armazenamento locais, de rede e da Internet. O sistema permite transformar um dispositivo em uma central de mídia e compartilhar com a família ou com os amigos suas mídias de forma doméstica.
- Quais são os principais aplicativos de IPTV?
Existe uma grande quantidade de aplicações que podem dar acesso a IPTV. Abaixo, conheça algumas opções:- Kodi
- DirecTV Go
- Claro TV+
- Pluto.TV
- Estádio TNT Sports
- Guigo TV