Portal O.S Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Política
  • Sobre Nós
Font ResizerAa
Portal O.S NotíciasPortal O.S Notícias
  • Home
  • Noticias
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Política
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Noticias
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Política
  • Sobre Nós
Siga
Portal O.S Notícias > Blog > Política > Chuvas no RS: Lula pede a Alckmin ações para baratear eletrodomésticos da chamada ‘linha branca’
Política

Chuvas no RS: Lula pede a Alckmin ações para baratear eletrodomésticos da chamada ‘linha branca’

Por Diego Velázquez 29 de maio de 2024
Compartilhar

Segundo a Casa Civil, governo negocia com empresas um desconto de 15% para os eletrodomésticos vendidos no RS. Medida para reduzir preços também é debatida no Congresso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou nesta quarta-feira (29), do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, ações que permitam o barateamento de eletrodomésticos da chamada “linha branca” – como geladeira, máquina de lavar e fogão.

O petista fez a cobrança durante evento no Palácio do Planalto em que o governo anunciou novas medidas de apoio ao Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas no estado.

“As pessoas precisam do dinheiro para comprar o mínimo necessário, para comprar uma roupa, para comprar um chinelo, para comprar um fogão, para comprar uma geladeira, e nós sabemos da dificuldade”, disse Lula.

“Eu já pedi para o Alckmin conversar com os companheiros que fabricam a linha branca para que, neste momento no Rio Grande do Sul, as pessoas levem em conta que a gente vai ter que oferecer produtos da mesma qualidade, mas mais baratos, para que o setor também possa dar contribuição como aconteceu com o setor da carne”, completou o petista.

Em entrevista a jornalistas, a secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, disse que o governo negocia um desconto de 15% na linha branca para as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

“O que está se articulando agora é ver como é que a oferta desses produtos lá no comércio do Rio Grande do Sul, possa contar com o desconto de 15%, que foi o que originalmente o setor tinha discutido com o vice-presidente Geraldo Alckmin”, declarou.

Segundo Belchior, o governo havia conversado com o setor produtivo para realizar a aquisição dos aparelhos da linha branca, como fogões e geladeiras, e depois distribuí-los aos afetados pelas chuvas. Contudo, a logística de compra e distribuição se mostrou complexa.

Projeto no Congresso

Na semana passada, a Câmara aprovou um projeto que isenta microempreendedores e moradores de locais atingidos por desastres naturais de pagar o Imposto Sobre Produtos Industrializado (IPI) na compra de móveis e eletrodomésticos.

O texto ainda terá de ser analisado pelo Senado para ser enviado à sanção presidencial e entrar em vigor. A isenção vale apenas para artigos produzidos no Brasil e se aplicam a:

fogões de cozinha;

refrigeradores;

máquinas de lavar roupa;

tanquinhos;

cadeiras e sofás;

mesas e armários.

O texto é amplo e se estende a todos os municípios mencionados em decretos de emergência ou calamidade pública, ou seja, não se destinaria apenas às cidades gaúchas.

Banco Central
Lula também aproveitou o discurso para fazer novas cobranças ao presidente do Banco Central, pela redução da taxa básica de juros da economia.

“Eu espero que o presidente do Banco Central veja a nossa disposição de reduzir a taxa de juro e ele quem sabe colabore conosco reduzindo a Taxa Selic, para a gente poder emprestar a taxa de juro mais barata, spread mais barata”, afirmou Lula.

Na última reunião que realizou, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, diminuiu o ritmo do corte na taxa básica de juros.

O órgão reduziu a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 10,75% ao ano para 10,50% ao ano. Os cortes anteriores foram de 0,5 ponto percentual.

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Copy o link Print
Dr. Vinicius Tadeu Sattin Rodrigues
Por que alguns tumores “imitam” doenças benignas nos exames?
Noticias
Mario Augusto de Castro
Opala Comodoro ou Diplomata: as diferenças reais entre os dois topos de linha, sob a ótica de Mário Augusto de Castro
Noticias
O que as pessoas que passam dos 90 anos têm em comum? O Sindicato Nacional dos Aposentados explica!
O que as pessoas que passam dos 90 anos têm em comum? O Sindicato Nacional dos Aposentados explica!
Noticias
Elias Assum Sabbag Junior
Como a inteligência artificial pode revolucionar a produção?
Noticias
Lucas Peralles
Por que tanta gente treina, mas continua se sentindo cansada? O que Lucas Peralles explica sobre esse fenômeno
Noticias
Google limita uso do Gemini pela Meta: por que a disputa por infraestrutura de IA virou a principal batalha da tecnologia
Google limita uso do Gemini pela Meta: por que a disputa por infraestrutura de IA virou a principal batalha da tecnologia
Tecnologia
Brasil cria Comitê Gestor para Inteligência Artificial: o que muda para empresas, startups e o futuro da regulação tecnológica
Brasil cria Comitê Gestor para Inteligência Artificial: o que muda para empresas, startups e o futuro da regulação tecnológica
Política
IA de fronteira sob novas regras: por que o aumento da supervisão governamental pode mudar o futuro da inteligência artificial
IA de fronteira sob novas regras: por que o aumento da supervisão governamental pode mudar o futuro da inteligência artificial
Noticias
Portal O.S Notícias

Osborgs é o seu novo destino para se manter informado. Nossas notícias abrangem desde as últimas novidades em tecnologia e política até os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Conteúdo de qualidade, atualizado em tempo real.

Doutor Gilmar Stelo
A chave do sucesso: como a governança jurídica impulsiona a previsibilidade nos negócios?
25 de junho de 2026
Lucas Peralles
Por que tanta gente treina, mas continua se sentindo cansada? O que Lucas Peralles explica sobre esse fenômeno
6 de julho de 2026
Marcello José Abbud
Feiras de troca e economia solidária: quando o resíduo de um vira recurso de outro
30 de junho de 2026

© 2025 Portal O.S Borgs Notícias- [email protected] – tel.(11)91754-6532

Siga
  • Home
  • Sobre Nós
  • Noticias
  • Quem Faz
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?