Organizar as finanças pessoais pode não ser uma tarefa tão simples, não é mesmo? O Dr. Amauri Jacintho Baragatti entende que apesar de difícil, é importante procurar por uma vida financeira mais equilibrada. Através disso, além de evitar problemas como o acúmulo de dívidas, é possível ter maior tranquilidade ao longo dos dias. Por isso, para saber como realizar essa organização, continue a leitura deste artigo!
Dicas para ajudar a organizar as finanças pessoais
O dinheiro é uma parte fundamental em nossas vidas, não é verdade? Por meio dele, além de conseguir conquistar metas e sonhos, é possível também ter uma maior liberdade. No entanto, para que esses objetivos sejam alcançados, é importante saber como lidar com as finanças pessoais, organizando-as de uma forma estratégica e consciente. Nesse sentido, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.
- Desenvolva um orçamento
Quando se trata das finanças pessoais, uma das atividades essenciais para mantê-la organizada, é a de realizar um orçamento. De modo geral, esse plano envolve todas as despesas que uma pessoa possui por mês, como também, aquelas com um longo prazo, como parcelamentos, empréstimos e financiamentos. Ter essas informações anotadas é importante para entender o seu custo de vida. Para o advogado Amauri Jacintho Baragatti, essa é uma etapa fundamental.
Assim, nesse planejamento devem estar incluídos os gastos fixos, isto é, aqueles que não possuem alterações no preço — como é o caso dos aluguéis, IPTU, internet etc. — e os variáveis, que variam conforme o consumo, como por exemplo, a conta de luz e água, a compra no mercado, o transporte, entre outros custos. Listar todos esses dados será fundamental para entender qual é a média do valor necessário para as suas despesas.
- Crie um plano para economizar
Outra dica que pode contribuir para uma vida financeira pessoal mais organizada é a de economizar. Para isso, é importante observar quais são os seus gastos — com a ajuda da etapa anterior —, avaliando quais deles podem ser diminuídos ou eliminados. Uma ação que pode auxiliar nesse passo, é a de definir um valor fixo que será economizado por mês. Conforme pontua Amauri Jacintho Baragatti, é importante poupar dinheiro para outras áreas.
- Utilize ferramentas para te auxiliar
Para quem possui dificuldades em controlar as finanças durante o dia a dia, uma dica que pode ser de grande ajuda é a de utilizar ferramentas digitais. Atualmente, existem diversos aplicativos voltados para finanças, que oferecem diferentes funções para ajudar a administrar os gastos, receitas, investimentos, entre outros detalhes. Assim, é interessante pesquisar as opções disponíveis e descobrir qual delas atende melhor às suas necessidades.
- Monte uma reserva de emergência
Por fim, outra dica para ter finanças pessoais mais organizadas é a de montar uma reserva de emergência. Basicamente, esse é um fundo desenvolvido para ser utilizado apenas em situações não planejadas. Seu objetivo, é preparar uma pessoa para essas ocasiões, evitando que ela utilize cartões de crédito ou faça outros endividamentos. O Dr. Amauri Jacintho Baragatti comenta que estar preparado para imprevistos é fundamental.