Você sabia que o combate ao racismo é uma luta de todos os brasileiros? Para Renan da Mata, ex-superintendente da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União — antiga Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a atuação política é um dos principais caminhos para combater a desigualdade racial e promover o direito igualitário a toda população.
Não obstante, Renan da Mata acredita que, através de uma política bem feita, é possível transformar toda sociedade. Com essa visão, o administrador por formação e fundador da Alianze X está apto a concorrer como Deputado Estadual de São Paulo, com intuito de representar a população na Assembleia Legislativa e transformar o estado em um local ideal para as famílias que nele residem.
Por isso, acredita que é chegado o momento de sua atuação política sair dos bastidores e tomar proporções maiores. Renan da Mata, que veio do povo e sempre teve o sonho de crescer na vida, espelha hoje suas vontades na transformação social, isto é, no desejo de transformar o estado em que viveu, criou raízes e que tem força e potencial para se expandir cada vez mais.
Assim, com o apoio do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o ex-superintendente lança-se para mais um desafio dentro da gestão pública: ocupar um cargo fundamental para a criação e regulamentação das leis e para a representação popular e de valores tradicionais e cristãos dentro do âmbito político de São Paulo.
Renan da Mata e a luta contra o racismo
Renan da Mata sempre foi um homem ativo com as causas sociais, é líder comunitário e acredita que através das pequenas ações comunitárias se pode transformar a realidade de muitos. Na questão dos direitos do negro, ele não se diferencia. Pelo contrário, se mostra ativo no combate ao racismo, pedindo justiça e garantia dos direitos para a população negra.
Nascido no interior da Bahia, em Xique-xique, filho de trabalhadores rurais, Renan da Mata é ex-cortador de cana e, com 10 anos, deixou de estudar para auxiliar os pais no campo e colaborar com o sustento dos nove irmãos. Com uma história de vida que se assemlha a de muitos negros no país, o ex-superintendente sente na pele o que é a desigualdade e injustiça com diversas familias brasileiras.
Por isso, criou o PSC Negro e acredita na necessidade de atuação política para promoção de igualde e inclusão de pessoas negras que, assim como Renan da Mata, tem uma história de vida dificil e merecem a oportunidade de alcançar grandes feitos e trazer melhores condições para a propria vida e daqueles que ama.
Quer saber mais sobre a atuação social, política e de combate ao racismo de Renan da Mata? Então, não deixe de acompanhá-lo em seu Instagram (@renandamataoficial) para conhecer mais sobre sua vida e feitos políticos e profissionais.