Fernando Siqueira Carvalho
Fernando Siqueira Carvalho

Fernando Siqueira Carvalho é um grande conhecedor e admirador de grandes construções. A mais recente que lhe prendeu interesse foi a maior usina de hidrogênio verde do mundo que será construída em território nacional. Então, hoje o grande entusiasta irá nos contar mais detalhes desse empreendimento bilionário.

A empresa australiana Enegix Energy anunciou o projeto de construção de uma enorme usina de hidrogênio verde em conjunto com o governo cearense. O projeto Base One, como vai se chamar, recebeu um investimento de 5,4 bilhões de dólares, e tem por objetivo chegar a uma produção anual de 600 milhões de quilos de hidrogênio verde, produzido por meio de energias renováveis, como eólicos e solares combinados.

A localização é estratégica: uma área industrial de 500 hectares foi reservada no Porto de Pecém para permitir o processo de eletrólise. A instalação será operada usando energia renovável com zero emissões e aproveitará o grande potencial de energia renovável que o Ceará tem disponível. Fernando Siqueira Carvalho comenta que outro ponto estratégico é o acesso direto a todos os principais mercados internacionais oceânicos, devido a sua localização tão perto do alto mar.

A empresa foi estabelecida com a visão de implantar e gerenciar redes de energia renováveis alimentadas por hidrogênio, que é um componente-chave em sua estratégia e será usado para armazenamento, distribuição de eletricidade, transporte, aplicações de combustível e também usinas de re-eletrificação. Por isso, a nova usina terá um potencial de reduzir as emissões anuais de CO2 em 10 milhões de toneladas por ano e se tornará o maior projeto de redução de emissões de carbono do mundo.

Fernando Siqueira Carvalho diz que a usina criará milhares de empregos, desde a construção até depois de pronta, com centenas de operários. A expectativa é que a usina seja levantada em 3 anos e obtenha licenças ambientais e sociais para realizar o estudo de viabilidade. A Enegix Energy quer representar, com a construção, uma versão do futuro que espera, ou seja, produzindo energia sem poluir ou destruir o meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui