Descubra como ajudar seu filho no processo de alfabetização

Sergio Wilfrido Vasques Benitez
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Na pandemia, muitos pais tornaram-se os professores de seus filhos criando um verdadeiro ambiente escolar dentro de casa. Contudo, isso não foi possível para a maioria das crianças que não tiveram a presença dos pais em casa ou alguém que lhes pudessem repassar conhecimentos e auxiliar nesse processo tão importante de aprendizado. Dessa maneira, convidamos o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, aluno ávido e apaixonado por educação, para dar dicas no processo de alfabetização de crianças.

Importância da leitura 

Em primeiro lugar, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez cita o hábito da leitura como mecanismo fundamental na inserção das crianças no mundo literário, percebendo e diferenciados letras de números, desenvolvendo o apreço pela leitura, inserindo novas palavras e, com isso, expandindo o vocabulário da criança, dentre muitos outros benefícios. 

Peça ajuda aos professores

Outro ponto importante que Sergio Wilfrido Vasques Benitez ressalta é a comunicação com os professores. Na pandemia de covid19, as aulas passaram do meio físico para o digital, por isso, salas em plataformas foram criadas, assim como o grupo no WhatsApp. Desse modo, pergunte ao professor como ajudar da melhor maneira seu filho, o auxilie nas atividades e esteja engajado em seu progresso. 

Aprender brincando 

Além disso, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez ressalta a existência de diversos jogos interativos que é possível aprender brincando, por isso, desde cedo mostre o alfabeto e o ensine a contar, pelo menos, até 10 nessa fase inicial. Já é o bastante para que o pequeno reconheça e saiba diferenciar números e letras. 

Estimule a consciência fonológica

Por fim, faça brincadeiras em que é possível estimular a consciência fonológica da criança. Músicas, sons e brincadeiras são bem vindos nesse caso. É necessário que a criança associe que as letras contidas no alfabeto formam palavras e que porventura, nós falamos em alto e bom tais palavras, por isso, pesquise brincadeiras e atividades lúdicas em que se é possível realizar esse estimulo de matéria orgânica e gradual. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui