Para os empresários e filantropos, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, organizações filantrópicas acontecem a todo momento em diversos países. Ainda assim, a maioria das pessoas não conhecem alguns desses movimentos, que mais marcaram a história da civilização, e que possuem uma forte atuação nos dias de hoje.
Quem aí nunca assistiu ao episódio de Chaves, no qual ele pede aos moradores da Vila alguma contribuição para a Cruz Vermelha? Bom, esse movimento realmente existe, e é uma inspiração excelente para você conhecer um pouco sobre a filantropia, não é mesmo? Portanto, sugerimos que leia o artigo até o final, a fim de ficar por dentro dessa incrível história que teve início em 1863.
O que é a Cruz Vermelha
Conforme explica a filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini, a Cruz Vermelha é um movimento internacional que visa garantir a segurança, saúde e bem-estar das pessoas ao redor do mundo, dando destaque às questões emergenciais dos serviços armados, e atuando como apoio aos médicos que cuidam dos feridos nas guerras que já ocorreram e ainda ocorrem.
A Cruz Vermelha é um movimento filantropo, ou seja, sem fins lucrativos, que reúne a ajuda das pessoas para atuar na linha de frente nos cuidados às pessoas, tal como comprar equipamentos e materiais que possam ajudar a curar os feridos. Parece ser bastante interessante, você não acha? Mas a sua origem é mais interessante ainda. Confira!
Quando surgiu o movimento
O movimento surgiu em meados do século XIX, quando o suíço Jean-Henri Dunant, homem importante daquela época, estava voltando de viagem após resolver algumas pendências em outro local, e acabou se deparando com diversos soldados golpeados e feridos em decorrência da Segunda Guerra da Independência Italiana. Conforme comenta o empresário Wemerson Paneguini, para a surpresa de Dunant, esses soldados não tinham qualquer apoio médico.
Ou seja, mesmo que eles tivessem a possibilidade de sair de lá com vida, não iriam conseguir, pois a falta de apoio médico fazia com que eles sofressem parados até a morte. E foi a partir disso que Dunant teve a brilhante ideia de fundar uma sociedade que fosse capaz de contribuir para ajudar pessoas feridas, e, para a felicidade de todos, esse movimento cresceu naquela época e atua até os dias de hoje em mais de 191 países.
Atuação da Cruz Vermelha no Brasil
Inclusive, a Cruz Vermelha também possui uma sede no Brasil, e representa um dos maiores movimentos voltados à área da saúde no país. É algo muito altruísta, você não concorda? Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre a história desse famoso movimento, que tal fazer como os filantropos Ana Lúcia Lopes Paneguini e Wemerson Paneguini, e contribuir com organizações da área da saúde e ajudar a quem precisa?